José e João, um sem saber da vontade do outro, realizam...

José e João, um sem saber da vontade do outro, realizam atos executórios para matar Daniel. José colocou veneno no copo de uísque de Daniel e, logo após a ingestão do líquido, João disparou contra a vítima ainda viva que – segundo o Laudo de Exame Cadavérico – veio a óbito em razão do disparo.

Considerando-se a situação hipotética apresentada e considerando-se, também, que a autoria colateral consiste na hipótese de duas ou mais pessoas matarem a mesma vítima realizando os atos executórios sem que uma saiba da intenção da outra e de maneira que o resultado da morte decorre apenas da ação de uma delas, é correto afirmar que José e João respondem, respectivamente, por

  • 11/11/2018 às 01:38h
    11 Votos

    Na autoria colateral, cada pessoa responde pelo seu fato. Não há uma obra comum. Há delitos vários, regidos pela teoria pluralística, ou seja, cada um responde pelo que fez.

  • 22/11/2019 às 09:43h
    1 Votos

    Igor Sajiro, exatamento por isso que a reposta é a letra A e não B.


     


    Alternativa A cita apenas "emprego de veneno" e a B "tentativa de homicidio simples", caso houve "tentativa de homicidio qualificado" tambem estaria correta.

  • 17/06/2021 às 09:44h
    0 Votos

    O uso de veneno é uma qualificadora do crime de homicídio, por isso o mesmo não ser simples.

  • 26/10/2019 às 12:37h
    -2 Votos

    Acertei a questão porem fiquei confuso. No art 121, III, fala que se tiver emprego de veneno, fogo, explosivo... é homicidio qualificado e não simples. 

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis