Naiara, adolescente, ao chegar à própria casa depois do...

Naiara, adolescente, ao chegar à própria casa depois do colégio, encontra seu pai caído, com um ferimento na cabeça, aparentemente produzido por disparo de arma de fogo realizado por ele mesmo, todavia ainda respirando. Desesperada, corre até a casa de seu tio Hermínio, cunhado da vítima, solicitando ajuda. Como houvera uma rusga entre Hermínio e a vítima, aquele se recusa a prestar auxílio, limitando-se a dizer à sobrinha: “tomara que morra”. Naiara, então, vai à casa de um vizinho, que se compromete a ajudá- la. Ao retornarem ao local do fato, encontram a vítima ainda viva, mas dando seus últimos suspiros, vindo a óbito em menos de um minuto. Do momento em que Naiara viu a vítima ferida até sua morte não transcorreram mais do que quinze minutos. Realizado o exame cadavérico, o laudo pericial indica que o ferimento seria inexoravelmente fatal, ainda que o socorro tivesse sido prestado de imediato. Nesse contexto, com base nos estudos sobre a omissão e acerca do bem jurídico-penal, é correto afirmar que a conduta de Hermínio caracteriza:

  • 18/10/2018 às 09:37h
    1 Votos

    Naiara, adolescente, ao chegar à própria casa depois do colégio, encontra seu pai caído, com um ferimento na cabeça, aparentemente produzido por disparo de arma de fogo realizado por ele mesmo, todavia ainda respirando. Desesperada, corre até a casa de seu tio Hermínio, cunhado da vítima, solicitando ajuda. Como houvera uma rusga entre Hermínio e a vítima, aquele se recusa a prestar auxílio, limitando-se a dizer à sobrinha: ?tomara que morra?. Naiara, então, vai à casa de um vizinho, que se compromete a ajudá- la. Ao retornarem ao local do fato, encontram a vítima ainda viva, mas dando seus últimos suspiros, vindo a óbito em menos de um minuto. Do momento em que Naiara viu a vítima ferida até sua morte não transcorreram mais do que quinze minutos. Realizado o exame cadavérico, o laudo pericial indica que o ferimento seria inexoravelmente fatal, ainda que o socorro tivesse sido prestado de imediato. Nesse contexto, com base nos estudos sobre a omissão e acerca do bem jurídico-penal, é correto afirmar que a conduta de Hermínio caracteriza:

    Relação de causalidade (Redação dada pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)

    Art. 13 - O resultado, de que depende a existência do crime, somente é imputável a quem lhe deu causa. Considera-se causa a ação ou omissão sem a qual o resultado não teria ocorrido. (Redação dada pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)

    Superveniência de causa independente (Incluído pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)

    § 1º - A superveniência de causa relativamente independente exclui a imputação quando, por si só, produziu o resultado; os fatos anteriores, entretanto, imputam-se a quem os praticou. (Incluído pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)

  • 14/12/2020 às 12:24h
    0 Votos

    MESMO QUE O CARA FOSSE MORRER ELE NÃO TINHA QUE IR AJUDAR ???? NÃO É OMISSÃO DE SOCORRO ???

  • 17/07/2018 às 11:30h
    0 Votos

    QUESTÃO COM 2 RESPOSTAS QUE PODERIAM SER CORRETAS

  • 28/06/2018 às 05:46h
    0 Votos

    Art. 135 do código penal: Deixar de prestar assistência quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou a pessoa inválida ou FERIDA ,desamparada ou em grave e iminente perigo: ou NÃO PEDIR NESSES CASO O SOCORRO da autoridade pública, caracteriza se por omissão de socorro.
    Tal crime se encontra no rol de crimes omissivos próprios, sendo essa omissão própria as narradas expressamente pelo tipo penal incriminador. Nas impróprias não estão tipificadas na lei penal, só podemos visualizar o comportamento do agente em razão ao foto dele ser garantidor. O Fato atípico não é crime, pois não há previsão na Lei, a lei não comina pena ou intervenção do Estado pelo fato determinado. E as letras de A a C estão incorretas pois Hermínio não cometeu homicídio e nem induziu ao suicídio ao cunhado. para mim seria letra E. ALGUÉM PODERIA ME PROVAR O CONTRÁRIO ?

  • 07/06/2018 às 10:34h
    0 Votos

    questão muito controversa, pois aceita duas respostas; apesar de claro a D poder ser correta. Eu marquei E

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis