África e América foram incorporadas à história ociden...

África e América foram incorporadas à história ocidental a partir do expansionismo comercial e marítimo europeu do início dos tempos modernos. O processo de exploração colonial desses continentes seguiu a lógica econômica e política que, na Europa, caracterizava a transição do feudalismo ao capitalismo. Nas palavras de um ex-diretor geral da Unesco, “hoje, torna-se evidente que a herança africana marcou, em maior ou menor grau, dependendo do lugar, os modos de sentir, pensar, sonhar e agir de certas nações do hemisfério ocidental. Do sul dos Estados Unidos ao norte do Brasil, passando pelo Caribe e pela costa do Pacífico, as contribuições culturais herdadas da África são visíveis por toda parte; em certos casos, chegam a constituir os fundamentos essenciais da identidade cultural de alguns segmentos mais importantes da população”.

Tendo por referência inicial as informações contidas no texto acima e considerando aspectos significativos do ensino de história, da história da América e de suas identidades, bem como da história africana e de suas relações com o exterior, julgue os itens de 81 a 90.

O tipo de colonização empreendida na América do Norte, diferentemente do ocorrido nas terras pertencentes à Espanha e a Portugal, tornou irrelevante a presença de escravos africanos na região que viria a se tornar os Estados Unidos.

  • 22/06/2020 às 09:17h
    0 Votos

    Houve escravos sim na América do Norte.

  • 04/11/2020 às 12:01h
    0 Votos

    A escravidão nas Treze Colônias perdurou até 1863 (de maneira legal) durante a Guerra Civil Norte-Americana; e em 1865 (de maneira material) os escravos foram libertados após o fim da Guerra Civil Norte-Americana.

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis