Backup que copia somente os arquivos criados ou alterados...
Backup completo (ou Full)
O backup completo é aquele no qual se realiza a cópia de todos os arquivos de determinado ambiente ou servidor, para outro local de armazenamento, seja local, virtual ou em nuvem..
Sua principal vantagem é a existência de uma reprodução fiel e completa de todas as informações do ambiente em questão.
Dos tipos de backup, é o que demanda maior espaço de armazenamento e demora mais para ser completado, justamente pelo volume de dados ser maior.
Porém, garante segurança de que todos os dados existentes estarão protegidos e principalmente é a base para que você tenha um Disaster Recovery efetivo, ou seja, conseguir recuperar todo seu ambiente em caso de perda total dos dados.
Backup incremental
O backup incremental faz uma cópia dos dados alterados desde o último backup incremental, portanto copia uma quantidade menor de dados para o local escolhido, necessitando de menor espaço de armazenamento.
Entre os tipos de backup, é o mais rápido, já que não é feita uma cópia de todos os arquivos. Seu tempo de restauração também é mais ágil.
Porém, para que não haja chances de perdas de dados, é necessário utilizar o backup completo na mesma política de backup (completo + incremental), além de executar testes recorrentes após sua realização, conferindo se ele foi concluído corretamente e principalmente está recuperável.
Vale lembrar que o teste recorrente, na verdade, pode e deve ser implementado para qualquer tipo de backup.
Backup diferencial
O diferencial é semelhante ao incremental. Porém, os dados copiados são os alterados em relação ao último Backup Completo, armazenando mais dados do que o incremental.
Em questão de velocidade de realização do procedimento, ele é o intermediário entre os três tipos de backup. Pois requer mais espaço de armazenamento do que o incremental.
Devido sua maior facilidade de recuperação, a grosso modo, há uma maior segurança dos dados armazenados, diminuindo as chances de perda no processo.
Backup incremental contínuo
Esta é uma nova modalidade de backup e que tem sido bastante utilizada pelas empresas mais atualizadas. Ele é bem semelhante ao incremental, porém, seu diferencial está na disponibilidade dos dados.
Ele permite a automatização do processo de recuperação de dados, de forma que você não necessita verificar quais bancos de dados necessitam ser recuperados.
Diferente do backup incremental comum, que necessita do backup completo e todos os subsequentes para resgatar as informações desejadas.
Funciona como uma espécie de backup completo, com agilidade e transparência em seu uso, sendo mais rápida a recuperação.
Além disso, por necessitar apenas de um backup full, a necessidade de espaço de armazenamento é menor do que a dos demais tipos.
Assim, torna-se uma boa alternativa para conseguir uma maior agilidade no processo de backup e recuperação, bem como economizar espaço, especialmente em tempos de Nuvem, que normalmente você paga pelo espaço utilizado.
IMPORTANTE: Para a realização de um bom trabalho e para garantir que nenhum dado será perdido, é necessário fazer uma análise do seu ambiente e possivelmente fazer uma combinação dos quatro tipos de backup.
Este último ganhou um grande espaço nas empresas, principalmente pelo diferencial competitivo de ser mais moderno, eficiente e ágil no dia a dia.
Saber os tipos de backup é importante, porém, é preciso ir além, sabendo como fazê-lo de forma eficiente.
fonte:
Navegue em mais questões