Palavras utilizadas no texto motivaram as frases que segu...
A alternativa (A) está errada, porque a locução verbal "podem ter havido" apresenta o verbo principal "havido", no sentido de existir. Assim,
tal locução não tem sujeito e o verbo auxiliar não pode se flexionar, pois o termo plural "muitas dúvidas sobre a magnitude do citado desaparecimento de nações indígenas" é apenas o objeto direto.
Veja a correção:
Certamente pode ter havido entre os leitores-pesquisadores muitas dúvidas sobre a magnitude do citado desaparecimento de nações indígenas que viviam ao longo do rio Amazonas.
A alternativa (B) está errada, pois a locução verbal "pôde produzir" e o verbo "fez" devem concordar com o sujeito plural "Fenômenos demográficos e culturais".
Veja a correção:
Fenômenos demográficos e culturais, em qualquer época da história da humanidade, sempre puderam produzir efeitos insuspeitados, e muitas
vezes o fizeram.
A alternativa (C) é a correta Você poderia ter ficado na dúvida, quanto ao singular em "suscita". Note que tal verbo faz referência à expressão "história indígena amazonense", isto é, apesar da curiosidade que a história indígena amazonense suscita ... Tal interpretação tem reforço no emprego do pronome "dela".
O capítulo evidencia que vários aspectos da história indígena amazonense devem merecer ainda cuidadosa reflexão, porque, apesar da curiosidade que suscita, muito dela ainda permanece obscuro.
A alternativa (D) está errada, pois "inserido" e "vem chamando" devem concordar com "Grupos indígenas".
A alternativa (E) está errada, pois "Adepto" deve concordar com "especiaIistas ".
O que faz a alternativa C ser questionada não é o verbo suscitar, mas sim o adjetivo obscuro, uma vez que, aparentemente, ele não concorda com nenhum nome (substantivo) masculino. Até por conta de sua proximidade e de sua referência à contração ''dela'', veja:
"O capítulo evidencia que vários aspectos da história indígena amazonense devem merecer ainda cuidadosa reflexão, porque, apesar da curiosidade que suscita, muito dela ainda permanece obscuro."
Todos os substantivos que antecedem o adjetivo obscuro são femininos, à excessão de capítulo. Portanto, penso que há sim um erro de concordância nessa frase. Devendo ser ''...muito dela ainda permanece obscura''
Navegue em mais questões