Releia os enunciados a seguir, subtraídos do Texto 2: ?...

Releia os enunciados a seguir, subtraídos do Texto 2:

“Política e politicalha não se confundem, não se parecem, não se relacionam uma com a outra. Antes se negam, se excluem, se repulsam mutuamente.”

Nos dois períodos, todos os verbos apresentam-se na 3ª pessoa do plural, em harmonia com o sujeito composto política e politicalha. No entanto, em alguns casos, a norma culta escrita admite o emprego do verbo no singular, mesmo com o sujeito composto. Assinale a alternativa em que a norma apoiaria essa concordância especial:

  • 06/06/2018 às 03:26h
    7 Votos

    Como as palavras amor, solidariedade e bem-querer são sinônimas, aceita-se a concordância tanto no plural quanto no singular

  • 22/02/2018 às 05:49h
    1 Votos

    Alternativa A.
    Nos casos de sujeito composto anteposto ao verbo, podemos fazer uso do verbo tanto no plural quanto no singular quando há palavras sinônimas ou um grupo delas formando o núcleo do sujeito.

  • 08/08/2018 às 03:59h
    1 Votos

    Na minha opinião este exercício é de concordância verbal, e não nominal conforme o filtro de questões sugere.

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis