No excerto ?[ ] ela me telefonou e, ao invés de pergu...
PLEONASMO: redundância de termos no âmbito das palavras, mas de emprego legítimo em certos casos, pois confere maior vigor ao que está sendo expresso (p.ex.: ele via tudo com seus próprios olhos)
PROSOPOPEIA: figura pela qual o orador ou escritor empresta sentimentos humanos e palavras a seres inanimados, a animais, a mortos ou a ausentes; personificação, metagoge. (p.ex.: árvores pedem socorro)
METONÍMIA: figura de retórica que consiste no uso de uma palavra fora do seu contexto semântico normal, por ter uma significação que tenha relação objetiva, de contiguidade, material ou conceitual, com o conteúdo ou o referente ocasionalmente pensado. (p.ex.: Adoro ler Jorge Amado)
HIPÉRBOLE: Hipérbole é a expressão do exagero. É figura de linguagem classificada como figura de pensamento. (p.ex.: Estou morrendo de medo)
METÁFORA: designação de um objeto ou qualidade mediante uma palavra que designa outro objeto ou qualidade que tem com o primeiro uma relação de semelhança (p.ex., ele tem uma vontade de ferro, para designar uma vontade forte, como o ferro).
Navegue em mais questões