Dentre as alternativas a seguir, qual apresenta uma figu...
Silepse de gênero
"São Paulo é cheia de surpresas."
Esse é um exemplo de silepse de gênero. ?São Paulo? é um substantivo masculino, portanto o natural seria que o adjetivo que se refere a ele também estivesse no masculino, ?cheio?. Entretanto, a concordância é feita com a idéia de ?a cidade de São Paulo?, e por concordar com o substantivo ?cidade?, a palavra ?cheia? aparece no feminino.
Silepse de número
"A população chegou agitada ao comício, levavam cartazes e apitos."
Nesse período, temos um exemplo de silepse de número>. Observe que na primeira oração temos o substantivo feminino singular ?população? e um adjetivo que concorda gramaticalmente com ele, ?agitada?. Por enquanto não há silepse. Já na segunda oração, temos o verbo ?levavam?. O verbo está conjugado na terceira pessoa do plural porque não concorda com o substantivo ?população?, mas com a idéia de ?muitas pessoas? que essa palavra contém.
Silepse de pessoa
"O problema é que os três queremos comemorar aniversário no mesmo dia."
Aqui, encontramos um exemplo de silepse de pessoa. O verbo querer deveria estar conjugado na terceira pessoa do plural, para concordar com ?os três?. Se isso acontecesse, teríamos ?os três querem?. Mas o autor da frase se inclui entre essas três pessoas de quem ele fala, e com isso ?os três? passa a corresponder à ideia de ?nós?. Para concordar com essa ideia, o verbo querer assume a forma da primeira pessoa do plural, ?queremos?.
Navegue em mais questões