O texto utiliza enunciados em discurso direto sem sinaliz...

O texto utiliza enunciados em discurso direto sem sinalizá-los ortograficamente, como no trecho abaixo.

Eis meu filho Christian, diz Anne em francês, e este cavalheiro aqui, ele é o monsieur Hollander, namorado da Carminha. Christian cumprimenta-nos com a cabeça, porque está sobrecarregado de livros, e se escafede escada acima. Anne abre a porta da rua: au revoir. A Minhoca me puxa pela manga, e já do lado de fora pergunto de supetão: e o outro, madame? O outro? O seu outro filho, madame. (l. 19-23) Agora, considere as seguintes afirmações acerca do discurso direto neste trecho.

I. No primeiro período, parte do discurso direto de Anne é dirigida ao narrador, parte é dirigida a seu filho Christian.

II. No período Anne abre a porta da rua: au revoir, o discurso direto é dirigido por Anne ao narrador e à sua namorada, Carminha.

III. No trecho que começa com pergunto de supetão e termina com O seu outro filho, madame, o discurso direto é dirigido pelo narrador a Anne.

Quais afirmações estão corretas?

  • 19/05/2018 às 11:42h
    11 Votos

    Acredito que este gabatiro esteja errado, pois não há como afirmar a presença de Carminha na cena. (o narrador é namorado dela, mas ela não precisa estar, necessariamente, presente, para estar inclusa para que a identificação faça efeito.) o "nos" pode muito bem ser a mãe de Christian como Carminha. novamente não há identificação. por fiim, o narrador de fato está do lado de fora quando faz a pergunta: o outro filho, madame. essa pergunta não seria feita a uma namorada. logo, a B está errada. a resposta correta seria a letra E

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis