Segundo o escritor Mário Quintana, é próprio do lugar-...

Segundo o escritor Mário Quintana, é próprio do lugar-comum

  • 28/02/2018 às 10:40h
    15 Votos

    Lugar-comum = zona de conforto

    a) acionar os mais espertos para que estes venham a descobrir o significado que o chavão costuma encerrar. (E) Os espertos não têm o que descobrir, pois "...embora os mais espertos possam desconfiar que elas não querem dizer coisa alguma."



    b) deixar-se impregnar de um tipo de originalidade que acaba enfadando as pessoas mais acomodadas. (E) Ao contrário, o lugar-comum não apresenta originalidade.



    c) dever o sucesso de sua propagação ao fato de parecer dizer muito quando na realidade nada significa. (C) É o que diz o texto em "...O sucesso de tais tiradas é sempre infalível, embora os mais espertos possam desconfiar que elas não querem dizer coisa alguma."



    d) provocar em quem o ouça uma reação positiva, marcada pela surpresa do ineditismo de sua formulação. (E) Não existe surpresa e nem ineditismo, na verdade traz algo comum e que estamos acostumados.



    e) atuar sobre nós como uma forma concentrada de sabedoria, que a poucos se dá a compreender. (E) Não há o que refletir no lugar-comum, o próprio texto diz isso em "...nos faculta falar e pensar sem esforço..."

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis