Com referência às ideias e aos aspectos linguísticos d...
Amigos, não se esqueçam de uma coisa importante para avaliar essas questões: pra ser uma ORAÇÃO é preciso ter VERBO, certo? Vamos avaliar a frase em questão:
A língua continua sendo forte elemento de discriminação social, seja no próprio contexto escolar, seja em outros contextos sociais [...].
Para que haja uma relação de coordenação é preciso que haja MAIS DE UMA ORAÇÃO (ou seja: mais de um núcleo verbal) em que as duas orações tenham relação de independência, certo?
Minha interpretação: "continua sendo" é uma locução verbal, coordenada pelo sujeito a língua. Aí temos uma oração apenas. Já a expressão grifada em vermelho "seja... seja" NÃO É advérbio de lugar, como um colega disse abaixo. Trata-se de uma EXPRESSÃO CORRELATIVA DE ALTERNÂNCIA (TENDO O MESMO VALOR DE OU...OU, ORA... ORA)
Percebam que essa expressão de alternância passa justamente a ideia de alternativa. O que a frase está dizendo é que a língua é um elemento de discriminação social no contexto escolar ou em outros contextos sociais. O "seja", portanto, não se caracteriza como verbo, não passa a ideia de ação e nem é coordenado por um sujeito.
CONCLUSÃO: Só há UMA ORAÇÃO, PORTANTO O GABARITO DA QUESTÃO É: ERRADO
Navegue em mais questões