No que se refere aos aspectos pedagógicos e sociais da...
Conforme Libâneo diferentemente da libertadora e libertária acentua a primazia dos conteúdos no seu no seu confronto com as realidades sociais. A atuação da escola consiste na preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumental, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização, para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade. Na visão da pedagogia dos conteúdos, admite-se o princípio de aprendizagem significativa, partindo do que o aluno já sabe. A transferência da aprendizagem só se realiza no momento da síntese, isto é, quando o aluno supera sua visão parcial e confusa e adquire uma visão mais clara e unificadora. Esta tendência diz que a escola deve assumir o papel de inibidora da seleção social, tornando-se assim instrumento democratizador da sociedade. A educação é, uma das mediações pela qual o aluno passa de uma experiência inicial e confusa a uma visão sintética mais organizada.
Os conteúdos aplicados são, de uma forma geral os que possam levar o indivíduo a conhecimentos que, possibilitem a aquisição de conhecimentos individuais em relação à atividade humana, mas que, permanentemente são reavaliados face às realidades sociais. É preciso que os conteúdos estejam sempre, de forma indissociável, ligados à sua significação humana e social.
Em resumo: A escola tem o papel de fazer a difusão dos conteúdos. Incluir os conteúdos culturais universais que são incorporados pela humanidade frente à realidade social. O método parte de uma relação direta da experiência do aluno confrontada com o saber sistematizado. A relação professor x aluno é do aluno como participador e o professor mediador entre o saber e o aluno. A aprendizagem é baseada nas estruturas cognitivas já estruturadas nos alunos.
Navegue em mais questões