Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, ju...
Existem três níveis de desenvolvimento: Nível de Desenvolvimento Real, Nível de Desenvolvimento Potencial e Zona de Desenvolvimento Proximal.
O cientista bielorrusso Lev Semyonovitch Vygotsky, pioneiro na realização de estudos sobre o desenvolvimento intelectual das crianças, elaborou a teoria de que o desenvolvimento acontece a partir das interações sociais/condições de vida. A partir dessa ideia, o especialista elaborou três níveis de desenvolvimento: Nível de Desenvolvimento Real, Nível de Desenvolvimento Potencial e Zona de Desenvolvimento Proximal.
Nível de Desenvolvimento Real é determinado pela capacidade que uma pessoa tem de solucionar sozinha as atividades que lhe são apresentadas. Este nível de desenvolvimento pode ser alcançado a partir de uma sessão de Coaching que promova o autoconhecimento, uma habilidade tão valorizada pela formação Professional & Self Coaching ? PSC. O Nível Real é conquistado a partir do estabelecimento do conteúdo envolto e provisoriamente disponível na ZDP, sendo incluso à estrutura cognitiva do aprendiz (no contexto do Coaching: o coachee) de forma substancial, constante e classificatória, proveniente do atingimento total dos estágios de desenvolvimento do indivíduo.
_____________________________________________________________________________________________________________________
Nível de Desenvolvimento Potencial é determinado pela capacidade que uma pessoa tem para resolver as atividades propostas por uma pessoa mais experiente. Trazendo este nível de Desenvolvimento para o processo de Coaching, podemos dizer que o profissional coach que estiver orientando um indivíduo durante um atendimento é a pessoa com mais experiência.
______________________________________________________________________________________________________________________
Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP): é considerada como o nível intercessor entre o Desenvolvimento Real e o Desenvolvimento potencial. De acordo com Vygotsky, a ZDP é fomentada pela interação de um indivíduo aprendiz com outros indivíduos com maior experiência. O uso dessa abordagem na prática educacional necessita que o professor/instrutor identifique a Zona Proximal e a estimule ao desenvolvimento conjunto. Isso faz com que o caminho de aprendizagem conduza o aprendiz da Zona de Desenvolvimento Proximal ao Nível de Desenvolvimento.
Como conquistar o Nível de Desenvolvimento Real
Navegue em mais questões