Para o cálculo isolado do fator “R” (erosividade) a se

Para o cálculo isolado do fator “R” (erosividade) a ser adicionado na Equação Universal de Perdas de Solo, deve(m)-se levar em consideração

  • 03/07/2018 às 10:02h
    0 Votos

    A USLE (Universal Soil Loss Equation), também denominada em português de EUPS (Equação Universal de Perda de Solo) é uma equação que fundamenta um dos modelos empíricos mais consolidados e utilizados no mundo, inclusive na região tropical para predição da erosão hídrica.

    PS = R X K X L X S X C X P
    PS- perda do solo;
    R- erosividade;
    LS - fator topográfico (L=comp encosta em m; S= declividade em %)
    C - uso e manejo do solo, adimensional
    P - práticas conservacionistas, adimensional

    O primeiro a ser dimensionado é o fator de erosividade (R). O clima é um fator ambiental a ser considerado inicialmente na modelagem da erosão hídrica pela USLE, já que é o responsável pelo comportamento do principal agente erosivo em condições tropicais e subtropicais ? a chuva.

    Este fenômeno promove o processo erosivo hídrico, ?tanto pelo impacto direto das gotas sobre a superfície do solo quanto pela sua capacidade de produzir o escoamento superficial? (Pruski, 2009).

    A erosividade representa a capacidade da chuva, em determinado local e momento,
    de causar erosão no solo sem cobertura. Essa capacidade traduz-se como um índice numérico chamado de fator R. A intensidade, duração e frequência da chuva, bem como a ?distribuição do tamanho, a velocidade de queda, o número, momento e a energia cinética das gotas? formam o conjunto de características que influenciam no cálculo do fator R. O fator R é comumente determinado em função da intensidade de precipitação.

    Fonte:https://ppga.agro.ufg.br/up/70/o/Dissertacao__Thiago_Henrique_Arbu%C3%A9_Botelho.pdf

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis