Acerca da aplicação da lei penal, do conceito analític

Acerca da aplicação da lei penal, do conceito analítico de crime, da exclusão de ilicitude e da imputabilidade penal, julgue os itens que se seguem. Como a relação de causalidade constitui elemento do tipo penal no direito brasileiro, foi adotada como regra, no CP, a teoria da causalidade adequada, também conhecida como teoria da equivalência dos antecedentes causais.

  • 01/09/2018 às 09:51h
    20 Votos

    O nexo causal é a ligação entra uma conduta e o resultado naturalistico. Este possui relevância quando tratamos de crimes materiais, ou seja, aqueles que exigem a produção do resultado naturalistíco para sua consumação. Um exemplo de crime material é o homicídio.

    Conforme leciona o artigo 13, caput, do CP, considera-se causa a conduta sem a qual o resultado não teria ocorrido. Deste modo, a teoria adotada foi a TEORIA DA EQUIVALÊNCIA DOS ANTECEDENTES CAUSAIS (CONDITIO SINE QUA NON), uma vez que considera causa qualquer condição que contribua para a produção do resultado naturalístico.

    A TEORIA DA CAUSALIDADE ADEQUADA foi criada em oposição a Teoria da equivalência dos antecedentes causais. A teoria da causalidade adequada defende a existência de uma causa adequada, ou seja, dentre as condições existentes, existe uma que é a causa adequada do dano, afastando a idéia de equivalência.

    Enquanto a teoria da equivalência analisa os fatos já ocorridos a fim de constatar o nexo de causalidade entre eles e o dano, na teoria da causalidade adequada, a ?causa? deve ser estabelecida em abstrato, observando-se não o que se desenrolou no caso concreto, mas sim a experiência comum e o curso natural das coisas em abstrato.

  • 14/07/2017 às 03:57h
    18 Votos

    Como regra, foi adotada pelo CP a Teoria da Equivalência dos Antecedentes Causais, também conhecida como teoria conditio sine qua non, que considera como causa toda circunstancia antecedente, sem a qual o resultado não teria ocorrido.

  • 08/11/2018 às 01:19h
    2 Votos

    sao duas teorias diferentes!! E

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis