A respeito da administração pública, assinale a opçã

A respeito da administração pública, assinale a opção correta de acordo com a CF.

  • 21/09/2018 às 12:06h
    4 Votos

    A - Princípio da eficiência incluído pela emenda 19/1998
    b - o STF já se posicionou contrário a cobrança da contribuição previdenciária de servidores inativos, porém através da EC 41/2003 que incluiu no texto constitucional a autorização para a cobrança dos servidores inativos, tal posicionamento foi modificado, por meio da ADI 3105 e 3128 em que declarou a constitucionalidade de tal cobrança.

    c- Súmula Vinculante 13

    A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal.

    é ATE O TERCEIRO GRAU.

    D- exatamente o STF entende que candidato aprovado dentro do número de vagas previsto no edital, e no prazo de validade do concurso (até dois anos prorrogável por igual período) tem sim direito subjetivo à nomeação.

  • 27/02/2017 às 12:09h
    1 Votos

    Resposta correta: Letra E

    No RE 598099, decidido em repercussão geral pelo STF, chegou-se ao entendimento de que há sim direito subjetivo à nomeação daquele que foi aprovado dentro do número de vagas previstas no edital.

    Veja o seguinte trecho da ementa desse julgado:

    ?Dentro do prazo de validade do concurso, a Administração poderá escolher o momento no qual se realizará a nomeação, mas não poderá dispor sobre a própria nomeação, a qual, de acordo com o edital, passa a constituir um direito do concursando aprovado e, dessa forma, um dever imposto ao poder público. Uma vez publicado o edital do concurso com número específico de vagas, o ato da Administração que declara os candidatos aprovados no certame cria um dever de nomeação para a própria Administração e, portanto, um direito à nomeação titularizado pelo candidato aprovado dentro desse número de vagas. (?)?

    Nessa hipótese, a discricionariedade da Administração estaria apenas no ?momento? da nomeação dentro do prazo de validade do certame, mas não no ?se? vai nomear. Ela deve nomear.

    ======
    Complementando a alternativa C:

    RESUMO:
    RPPS - incide contribuição sobre aposentadorias e pensões.
    RGPS - não incide contribuição sobre aposentadorias e pensões.

    CF, art. 40, § 18. Incidirá contribuição sobre os proventos de aposentadorias e pensões concedidas pelo regime de que trata este artigo que superem o limite máximo estabelecido para os benefícios do regime geral de previdência social de que trata o art. 201, com percentual igual ao estabelecido para os servidores titulares de cargos efetivos.

    Art. 195, II - do trabalhador e dos demais segurados da previdência social, não incidindo contribuição sobre aposentadoria e pensão concedidas pelo regime geral de previdência social de que trata o art. 201;

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis