Com relação aos direitos e garantias fundamentais, julg

Com relação aos direitos e garantias fundamentais, julgue os itens que se seguem. Situação hipotética: Um servidor público federal ofereceu representação ao Ministério Público contra o presidente de uma grande empresa que lhe havia oferecido quantia indevida, a fim de obter favorecimento em um processo administrativo. O servidor apresentou como prova uma conversa telefônica por ele gravada. Assertiva: Nessa situação, em que pese a inexistência de autorização judicial, tal prova será considerada lícita.

  • 10/07/2018 às 04:30h
    23 Votos

    questão duvidosa. já ,que se a conversa sido gravada entre eles , é prova lícita , visto que a conversa é entre o acusado e o servidor. Agora se o servidor gravou essa conversa , entre o acusado e uma outra pessoa , e estando o servidor (suponhamos ) captando esse diálogo por meio de uma escuta ( sem autorização judicial ) ai sim configura -se uma prova ilícita. Bom esse é o meu entender.

  • 06/08/2018 às 01:26h
    17 Votos

    Neste caso um participante da conversa gravou a própria ligação e utilizou isto na investigação, isto é permitido. O que não é permitido é uma outra pessoa, o Estado ou qualquer terceiro gravar a conversa sem autorização judicial.

  • 27/08/2019 às 10:09h
    11 Votos

    interceptaçao telefônica depende de autorização judicial.


    escuta e gravação telefônica independem de autirização.

  • 28/01/2018 às 09:54h
    3 Votos

    O Estado só pode fazer aquilo que a lei autoriza ou determina expressamente. O Estado não pode utilizar da ilegalidade para obter provas. As provas obtidas por meio ilegais não são admitidas no processo para acusação, seja por parte do Estado, seja por parte do particular. Já uma pessoa pode utilizar-se de provas obtidas por meios ilegais para DEFENDER sua liberdade e a sua propriedade.

  • 22/04/2017 às 07:40h
    2 Votos

    A gravação ambiental tem sido admitida pela suprema corte como legítima, desde que a gravação seja de conversa próprio e a conversa tem caráter de extorsão.

  • 02/04/2021 às 01:38h
    2 Votos

    Não é crime gravar conversa na qual se faça parte,mesmo que a outra parte não saiba,no entanto,se ferir a intimidade e a vida privada de terceiro ai sim configura um ilícito,não podendo ser usado como prova.

  • 23/01/2019 às 11:51h
    1 Votos

    e também foi gravada pelo servidor e não por outra pessoa gravando a conversa dos dois.

  • 23/01/2019 às 11:48h
    0 Votos

    é licita pelo simples fato que a cf veda provas obitidas por meios ilicitos como ameaças, torturas etc. 

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis