A proposta de tripartição dos poderes fundamentou um pr

A proposta de tripartição dos poderes fundamentou um processo de controle recíproco entre o executivo, o legislativo e o judiciário. A Constituição Federal de 1988 estabelece as competências nos respectivos entes, podendo-se afirmar que compete ao poder

  • 14/03/2019 às 09:39h
    5 Votos

    Na minha opinião, a alternativa B também poderia ser considerada correta. Fundamentos legais: Art. 61 § 1°, Art. 66, § 1°, Art. 68, Art. 73 I e Art. 84 XV, todos da Constituição Federal. Portanto, numa interpretação sistemática de todos esses artigos, é possível concluir que a lebra B não está errada.

  • 21/10/2019 às 05:24h
    3 Votos

    Eu gostaria de saber como julgar crimes de responsabiidades cometidos por ministros do STF é uma forma de o Legislativo controlar o EXECUTIVO...

  • 31/01/2019 às 06:08h
    2 Votos

    Achei a questão bem confusa. O que eu acho que pode explicar o fato de os itens estarem errados:


    A: É o executivo, no caso o presidente da republica, que nomeia os ministros dos tribunais superiores e do STF, mas isso depende da prévia aprovação do senado federal, ou seja, do legislativo.


     


    B: Os membros do TCU serão escolhidos 1/3 pelo presidente da república e os outros 2/3 pelo congresso, mas mesmo na indicação do executivo vai haver previa aprovação do senado. Lembrando que as normas relacionadas ao tribunal de contas são de reprodução obrigatória para as Constituições estaduais.


     


    C: combinação dos artigos 102, inciso I, letra c do artigo e 52 inciso I da CF.


     


    D correta

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis