A coleta de diferentes tipos de plantas envolve cuidados
- Plantas aquáticas: pode-se fazer uso de uma folha de papel, colocando-a submersa sob o individuo, retirando-o da água, dessa forma a amostra fica apegada a folha.
- Plantas ramifloras ou caulifloras: se possível destaque os frutos e flores junto com a área de suporte do tronco. Caso não seja possível destacar com a região de suporte, destaque-as e faça anotação de como estavam presas e agrupadas.
- Bromélias: os espécimes pequenos são coletados inteiros, quanto aos grandes, coleta-se algumas folhas e inflorescência e/ou frutescência, não esquecendo de especificar o tipo de base, geralmente herbáceo.
- Cipó: algumas vezes encontramos várias espécies de cipó, no mesmo suporte, deve-se ter o cuidado de não coletar informações e amostras de caule de um espécime e ramos de outro.
- Palmeira: como as folhas das palmeiras são geralmente grandes, corta-se cada folha em três partes, especificando a base com a letra B, o meio com a letra M e o ápice com a letra A.
- Briófitas: como as briófitas são vegetais avasculares, não devem ser prensadas, devem ser acondicionadas em sacos de papel. - Algas: As algas são conservadas em água do mesmo local da coleta, ou em formol a 4% quando não for possível herborizar logo.
Navegue em mais questões