As questões de números 11 a 18 baseiam-se no texto aprese...
a) pesca é um substantivo formado a partir do verbo correspondente. SIM. Aqui houve formação de substantivo pelo processo Regressivo ou Deverbal, que cria substantivos (com valor de "ação") por meio da "redução" de fonemas da forma verbal original. Exemplo: jogo (derivado de "jogar"), toque (derivado de "tocar").
b) estrelas-do-mar é palavra composta por justaposição. SIM. A justaposição é a "reunião", em uma só palavra com significado independente, de palavras distintas que conservam, cada uma, sua integridade fonética (não há perda de fonemas). Exemplos: laranja-pera, porta-malas, madrepérola, cantochão, minissaia, pé-de-moleque.
c) vivos e vida são palavras formadas por derivação sufixal. NÃO. A Derivação Sufixal é o processo de formação de palavras em que é mantido o radical e acrescentado um, ou mais, sufixos, resultando em uma, ou mais, palavras variantes da palavra original. Exemplo: cafeteira, cafezal, cafeteria (derivação sufixal de café); livraria, livreto, livreiro (derivação sufixal de livro).
d) biodiversidade é palavra formada por radical de origem grega que significa vida. SIM. O radical grego "bio" tem sentido de "vida". Exemplos: biologia (estudo da vida), biografia (obra sobre os fatos das várias fases da vida de uma pessoa ou personagem).
e) antiviral e anticancerígena são palavras formadas com prefixo de origem grega que significa idéia contrária. SIM. O prefixo grego "anti" tem sentido de oposição. Exemplos: antiaéreo, antipoético, antipopular.
Navegue em mais questões