As diretrizes operacionais da Estratégia Global Aprimorad...
O documento citado não menciona tal diferença. Contudo, na Portaria Ministerial n°
Diagnóstico das reações hansênicas
Os estados reacionais ou reações hansênicas são alterações do sistema imunológico que se exteriorizam como manifestações inflamatórias agudas e subagudas que podem ocorrer mais frequentemente nos casos MB. Elas podem ocorrer antes (às vezes levando à suspeição diagnóstica de hanseníase), durante ou depois do tratamento com Poliquimioterapia (PQT):
I - Reação Tipo 1 ou Reação Reversa (RR): caracteriza-se pelo aparecimento de novas lesões dermatológicas (manchas ou placas), infiltração, alterações de cor e edema nas lesões antigas, com ou sem espessamento e dor de nervos periféricos (neurite).
II -Reação Tipo 2, cuja manifestação clínica mais freqüente é o Eritema Nodoso Hansênico (ENH): caracteriza-se por apresentar nódulos subcutâneos dolorosos, acompanhados ou não de febre, dores articulares e mal-estar generalizado, com ou sem espessamento e dor de nervos periféricos (neurite).
Critérios clínicos para a suspeição de recidiva
O diagnóstico diferencial entre reação e recidiva deverá ser baseado na associação de exames clínico e laboratoriais, especialmente, a baciloscopia nos casos MB. Os casos que não responderem ao tratamento proposto para os estados reacionais deverão ser encaminhados a unidades de referência para confirmação de recidiva.
Os critérios clínicos, para o diagnóstico de recidiva, segundo a classificação operacional são:
a) Paucibacilares (PB)
Paciente que, após alta por cura, apresentar dor no trajeto de nervos, novas áreas com alterações de sensibilidade, lesões novas e/ou exacerbação de lesões anteriores que não respondem ao tratamento com corticosteróide, por pelo menos 90 dias.
b) Multibacilares (MB)
Paciente que, após alta por cura, apresentar lesões cutâneas e/ou exacerbação de lesões antigas, novas alterações neurológicas que não respondem ao tratamento com talidomida e/ou corticosteróide nas doses e prazos recomendados, baciloscopia positiva, quadro compatível com pacientes virgens de tratamento.
Principais aspectos para distinção entre estados reacionais e recidiva
Características Reação Recidiva
Período de ocorrência Freqüente durante a PQT e/ou me-nos freqüente no período de dois a três anos após término do tratamento. Em geral, período superior a cinco anos após término da PQT
S u rg i m e n t o Súbito e inesperado Lento e insidioso
Lesões antigas Algumas ou todas podem se tornar eritematosas, brilhantes, intumescidas e infiltradas Geralmente imperceptíveis
Lesões recentes Em geral, múltiplas Poucas
Ulceração Pode ocorrer Raramente ocorre
Regressão Presença de descamação Ausência de descamação
Comprometimento neural
Muitos nervos podem ser rapidamente envolvidos ocorrendo dor e alterações sensitivo-motoras
Poucos nervos podem ser envolvidos, com alterações sensitivo -motoras de evolução mais lenta.
Navegue em mais questões