No livro Gerência Administrativa SENAC (1998, p. 18),...
O planejamento operacional (português brasileiro) ou planeamento operacional (português europeu) é a formalização dos objetivos e procedimentos a seguir, principalmente através de documentos escritos das metodologias de desenvolvimento e implantações estabelecidas e é desenvolvido pelos gerentes de primeira linha (supervisores, gerentes de departamento, etc...). É também uma componente dos planos de marketing, e é um documento bastante útil na gestão de projetos.
Planejar, ou fazer planos, consiste basicamente em estabelecer o que fazer, quando fazer, como fazer, quem fazer e em que sequência fazer. É uma atividade que esta presente no dia a dia de qualquer ser humano, embora não de forma estruturada, como se faz necessário quando está em jogo o futuro de uma organização
Com a implantação do planejamento operacional é possível otimizar e maximizar os resultados, notando reflexos em todas as áreas da organização, além de proporcionar mais foco e direcionamento nas atividades dos profissionais.
O planejamento operacional proporciona também maior praticidade em eventos de imprevistos, tendo em vista que os riscos e soluções podem ser previsíveis em grande parte das vezes. Isso contribui de maneira preventiva para que não haja prejuízos financeiros e não atrapalhe nas atividades da empresa.
Navegue em mais questões