O início da colonização do Brasil foi marcado por uma esp...

O início da colonização do Brasil foi marcado por uma espécie de parceria entre o Estado português e a iniciativa privada que se expressa na criação das capitanias hereditárias, quando o litoral da colônia, incluindo o território do Espírito Santo, foi repartido em grandes lotes e entregues a particulares. Latifúndio, escravidão e monocultura exportadora foram aspectos essenciais desse modelo de exploração colonial.

Ao ficar independente, em 1822, o Brasil não rompeu radicalmente com essa estrutura herdada da colônia. Assim, o café veio substituir, em importância econômica, a cana-de-açúcar, mas o poder permanecia em mãos de uns poucos. A escravidão somente foi abolida em 1888, às vésperas do golpe republicano. Até o advento da Revolução de 1930, o país pouco se modernizara e a exclusão política, social e econômica continuava a ser a regra. Um Brasil diferente começa a surgir na Era Vargas (1930-1945): introduzia-se a indústria de base, a vida urbana começa a expandir-se e conquistas sociais — como a legislação trabalhista — são obtidas.

A partir das informações acima e considerando aspectos significativos da história do Brasil, julgue os itens subsequentes.

A mão-de-obra escrava foi um dos sustentáculos da economia colonial brasileira, sendo extinta apenas após a Independência, ao final do período monárquico

  • 01/07/2021 às 06:53h
    1 Votos

    Independência do Brasil foi o processo histórico de separação entre  e , que se estendeu de 1821 a 1825.


    em 1888 a princesa isabel assina a lei aurea, de libertação dos escravos, sendo ela a sucessora do trono de PREDRO II


    Após um reinado de 58 anos, em 15 de novembro de 1889, Pedro II foi deposto por um repentino  liderado por uma facção de líderes militares e civis cujo propósito era a formação de uma república presidencialista, dando início ao .


     


    FONTE: WIKIPÉDIA

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis