Em geral, percebe-se que a Primeira República (1889-1930)...

#Questão 515977 - História, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2002, SF, Consultor Legislativo

Em geral, percebe-se que a Primeira República (1889-1930) configura um período de transição, que se teria iniciado um pouco antes, ainda no Império. Tal mudança, ao acarretar a formação de um mercado interno e a ampliação da divisão social do trabalho, implicaria o começo do rompimento com uma economia que se concentrava na agroexportação. Apesar de a Primeira República poder ser encarada como um período de transição, algumas observações devem ser agregadas: no período escravista, a plantation não conformava uma unidade auto-suficiente — ela recorria ao mercado para se reproduzir, e o fazia em um mercado interno précapitalista; aquela transição não representou a consolidação, na agroexportação, de relações capitalistas de produção, mas sim a constituição de diferentes tipos de relações de produção não-capitalistas — colonato, parceria, moradores etc. —, fato esse que redefine o ritmo da transição para uma economia capitalista.

                                                                        

Com o auxílio do texto acima, e tendo em vista as transformações ocorridas no Brasil na passagem do século XIX ao XX, julgue os itens subseqüentes.

Infere-se do texto que a monocultura para exportação, assentada no latifúndio e na escravidão, que configura, em linhas gerais, a plantation, não apenas foi a única atividade econômica do período colonial, como assim prevaleceu após a independência e chegou ao século XX.

  • 23/08/2021 às 06:05h
    0 Votos

    Resposta Errado.


    No período colonial, outras atividades também tinham importância na economia, como foi o caso da extração de ouro e outras pedras preciosas no século XVIII, Extração das chamadas "Drogas do Sertão" (Cacau, cravo, guaraná, etc) no Norte e Nordeste e a produção de gado no Nordeste e Sul do país.

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis