Desde os últimos anos do século XX, a Organização das Na...

#Questão 515919 - História, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2002, SF, Consultor Legislativo

Desde os últimos anos do século XX, a Organização das Nações Unidas (ONU) não vive seus melhores momentos. Nascida no pós-Segunda Guerra Mundial, atravessou os anos tensos da Guerra Fria, interferiu em conflitos localizados em várias partes do planeta, expandiu sua atuação técnica e viu ampliar, de maneira considerável, o número de seus integrantes. Todavia, na maturidade de seus mais de cinqüenta anos de existência, é alvo de críticas das mais variadas naturezas e, na confluência dos séculos XX e XXI, encontra sérias dificuldades para exercer seu papel de mediadora de divergências e de mantenedora da paz e da segurança mundiais.

Com referência à trajetória das Nações Unidas e de sua situação atual, julgue os itens que se seguem.

Para muitos analistas, a longevidade da ONU, ao contrário da inócua e breve Liga das Nações que a antecedeu, deve-se ao realismo político que presidiu sua criação e o estabelecimento de sua estrutura organizacional: desse realismo é que teria surgido um Conselho de Segurança claramente subordinado aos interesses das grandes potências, de que o assento permanente e o direito ao veto seriam pontos essenciais.

  • 18/08/2021 às 05:01h
    0 Votos

    Resposta Certo.


    O Conselho de Segurança da ONU serve para pontuar e definir planos de ação em questões conflituosas em diversas partes do mundo. Fazem parte dele, atualmente, como membros permanentes: China (antes de 1971 - República da China ou Taiwan, após 1971 - República Popular da China), França, Rússia (Sucessor legal da União Soviética), Reino Unido e os Estados Unidos. Outros 10 membros são eleitos a cada dois anos, de maneira provisória.

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis