O mundo que sai da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) é...

#Questão 515915 - História, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2002, SF, Consultor Legislativo

O mundo que sai da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) é bem distinto daquele que assistiu ao início do conflito. Sacramenta-se o fim da longa e histórica hegemonia européia, construída ao longo de mais de quatro séculos de domínio mundial. Surgem dois novos pólos de poder, não mais adstritos à mera disputa de potências a proferir idêntico discurso. África e Ásia emergem na cena internacional, protagonizando a luta pela independência e, como se dizia à época, pela superação do subdesenvolvimento, utopia que também embalava sonhos latino-americanos. Entre vitórias e fracassos, a idéia de revolução ganhou espaço e densidade. Entre o final dos anos 80 e o começo da década seguinte, o sistema de poder mundial altera-se radicalmente, oficializando-se o fim da bipolaridade que o conflito entre Aliados e o Eixo engendrara.

A partir do quadro delineado pelo texto acima, julgue os seguintes itens, relativos às relações internacionais e ao sistema de poder com os quais o mundo conviveu de 1945 aos dias de hoje.

As revoluções chinesa, de 1949, e cubana, dez anos depois, colocam-se como exemplos vitoriosos de experiências de ruptura histórica que, comprometidas com o projeto socialista, trataram de implementá-lo, desde os primeiros passos, livre do modelo soviético e das ingerências que, fatalmente, a URSS exerceria sobre esses países.

  • 17/08/2021 às 07:42h
    0 Votos

    Resposta Errado.


    O modelo da China foi fortemente influenciado pelo modelo soviético em seus anos iniciais, seguindo de maneira autonoma no período após a morte de Stalin.


    A Revolução Cubana (1959), não tinha viés socialista, nem comprometimento com o Regime Soviético, em seu início. A Revolução tinha como objetivo acabar com a ditadura de Fulgêncio Batista. Porém, no período da Guerra Fria a bipolaridade mundial na escolha entre os Blocos Capitalista e Comunista, para se manter longe da influencia dos Estados Unidos, Cuba aprouximou-se, ideologicamente, da União Soviética.

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis