Em relação aos servidores públicos civis da União, consta...

Em relação aos servidores públicos civis da União, consta na Lei 8112/90, que

I. os cargos públicos são acessíveis a todos brasileiros e estrangeiros residentes no País, que preencham os requisitos estabelecidos em lei, para provimento em cargo efetivo e, em comissão, respectivamente, de natureza transitória e permanente.

II. são formas de provimento de cargo público: promoção, readaptação, reversão, aproveitamento, recondução, reintegração e nomeação.

III. as universidades federais poderão prover seus cargos com professores estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimento desta lei .

IV. o servidor, ao entrar em exercício em cargo efetivo, ficará sujeito a estágio probatório e pode ser dispensado por conveniência da Administração, ou por avaliação de desempenho para apuração de sua aptidão e capacidade de iniciativa, inclusive com a demissão do cargo.

V. os vencimentos dos servidores não serão objeto de arresto, sequestro ou penhora, exceto nos casos de prestação de alimentos resultantes de sentença judicial.

Pode-se dizer que

  • 20/11/2017 às 06:53h
    16 Votos

    I- Os cargos públicos são acessíveis a todos os BRASILEIROS, Natos e Naturalizados. Salvo os que a CF concede para estrangeiros que são os cargos de professores em universidades Públicas.

    II- CORRETO

    III- CORRETO

    IV- Errado, Somente será dispensado caso não seja aprovado pela avaliação de DESEMPENHO, que será realizada 4 meses antes da estabilidade.

    V-CORRETO

  • 13/02/2018 às 09:02h
    5 Votos

    Lei 8112/90_
    Art. 8º São formas de provimento de cargo público: I - nomeação; II - promoção; V - readaptação; VI - reversão;
    VII - aproveitamento; VIII - reintegração; IX - recondução.
    Art. 5º_§ 3º As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos desta Lei.
    Art. 48. O vencimento, a remuneração e o provento não serão objeto de arresto, seqüestro ou penhora, exceto nos casos de prestação de alimentos resultante de decisão judicial.

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis