A biodiversidade amazônica se apresenta em termos superla...

A biodiversidade amazônica se apresenta em termos superlativos, considerando-se os números de plantas, peixes, aves, mamíferos, animais marinhos, insetos e microrganismos. Aproximadamente 1% dessa biodiversidade amazônica já foi estudada do ponto de vista químico ou farmacológico. Esses estudos constituem a base das pesquisas e do desenvolvimento de produtos farmacêuticos. Conhecer essa potencialidade e extrair de maneira correta os princípios ativos das plantas é o grande desafio dos próximos anos. À luz dessas informações, julgue os próximos itens, acerca da extração e identificação de atividade de princípios ativos nos vegetais.

Para a determinação de taninos em amostras vegetais, utilizase uma solução de cloreto de ferro a 10% com carbonato de sódio. A presença do tanino é confirmada, se a solução torna-se avermelhada em contato com a amostra.

  • 06/09/2018 às 06:00h
    1 Votos

    Quando o tanino tem reação química com o cloreto férrico, ele não adquire a coloração azul ou esverdeada, ao invés de avermelhada? Fiquei com dúvida, porque no livro consta que a coloração avermelhada acontece com solução etanólica de vanilina 1% e depois com adição de HCl 36%.

    Bibliografia:
    SIMÕES, C .M.O.; SCHENKEL, E.P.; GOSMANN, G.; MELLO, J.C .P.; MENTZ, L.A.; PETROVIC K, P.R. Farmacognosia da planta ao medicamento. 6ª ed. Florianópolis; Porto Alegre: Editora da Universidade Federal de Santa Catarina; Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2007. 1102p.

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis