Com relação a aspectos gerais de forma e de linguagem das...

#Questão 463570 - Língua Portuguesa, Redação Oficial, CESPE / CEBRASPE, 2015, TELEBRAS, Especialista em Gestão de Telecomunicações

Com relação a aspectos gerais de forma e de linguagem das comunicações oficiais, julgue os itens que se seguem, conforme o Manual de Redação da Presidência da República. Os adjetivos referidos aos pronomes de tratamento devem concordar com o substantivo que compõe a locução. Dessa forma, por exemplo, “Vossa Excelência está liberada de seus serviços” é a maneira correta de se comunicar, independentemente do sexo do receptor da comunicação.

  • 22/09/2020 às 07:53h
    1 Votos

    Errado


    1.    PRONOMES DE TRATAMENTO


    Os pronomes de tratamento são formas PADRONIZADAS usadas para tratar autoridades.


    • Critério: o cargo do destinatário (critério único).


    • O uso de “Vossa e de “Sua:


    – Vossa: fala-se COM a autoridade;


    – Sua: fala-se DA pessoa, não com ela.


    • Concordância:


    – Verbos e pronomes possessivos: sempre na 3ª pessoa;


    – Adjetivos e verbos no particípio: concordam em GÊNERO e com o SEXO da autoridade a quem a pessoa se refere, NÃO com o pronome em si.

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis