Texto para responder as questões 21 e 22:
1 A suposição de que a gente não lê porque não conhece os segredos maravilhosos
2 do mundo da leitura, porque não tem o estímulo apropriado, porque não tomou o
3 gosto pela leitura não resiste à análise isenta e sincera. O que nos parece necessário,
4 mais do que campanhas promocionais de prática de leitura, é indagar, sem pré-juízos,
5 quem, o quê, como, em que condições, por que razões lê, ou não lê isto ou aquilo; em
6 outras palavras, trata-se de verificar que fatores sociais, políticos, econômicos,
7 culturais promovem ou desfavorecem essa ou aquela leitura. Trata-se de abandonar
8 a postura magistral de quem sabe o que outro deve ser ou fazer e permitir que
9 aflorem as contradições, os interesses, os valores que informam as práticas leitoras na
10 sociedade contemporânea. Trata-se, enfim, de pôr em questão tanto as leituras quanto 11 os discursos sobre leitura, permitindo que se manifestem as práticas veladas, desauto- 12 rizadas e desconsideradas. Talvez, desse modo, se torne possível o debate franco e
13 sem preconceitos sobre leitura e cultura, leitura e sociedade.
(Hélio Consolaro, in www.portrasdsletras.com.br, adapt.)
No texto, fica pressuposto que:
As práticas de leitura desautorizadas e desconsideradas aumentam o preconceito contra a leitura.
É preciso que se conheçam as causas sócio-político-econômicas que facilitam ou afastam o interesse de alguém pela leitura.
Para se alcançar o mundo maravilhoso da leitura é preciso que haja estímulos apropriados.
As campanhas promocionais de prática de leitura são inúteis para despertar o interesse de alguém pelo livro.
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