A cromatografia em fase gasosa com detecção por análise d...
Aromaticidade
O termo aromaticidade é usado para designar uma característica apresentada por algumas estruturas – como os anéis conjugados de ligações insaturadas, orbitais vazios ou pares de elétrons isolados. Criado e usado inicialmente pelo químico alemão August Wilhelm von Hoffman no ano de 1855, o termo objetivava isolar substâncias de odor agradável de algumas plantas.
No entanto, apesar de essa ter sido a causa de sua denominação, atualmente o termo nem sempre está relacionado ao odor dos compostos. Inclusive, apesar de a maioria estar associada à constituição de carbono, não é uma propriedade exclusiva de um grupo de hidrocarbonetos.
A ocorrência se deve, normalmente, ao movimento constante dos elétrons livres por arranjos circulares de átomos – estabelecendo uma ligação simples e uma ligação dupla entre si, alternadamente.
A classificação de um composto como aromático é feita a partir de algumas características. Para isso, ele precisa ser cíclico – de forma que seja formada uma nuvem de elétrons deslocalizados, ou seja, que não permanecem em um orbital p -, insaturado, totalmente conjugado e planar – para que seja facilitada a interação paralela entre os orbitais p – e, além disso, deve ser estável à energia de estabilização por ressonância.
Navegue em mais questões