As emulsões fotográficas, usadas para recobrir filmes fot...

As emulsões fotográficas, usadas para recobrir filmes fotográficos, contêm brometo de prata e pequenas quantidades de iodeto de prata. Quando o filme é exposto à luz, íons brometo são oxidados fotoquimicamente, levando à liberação de elétrons que serão capturados pelos íons Ag+, ocasionando sua redução a Ag0. Durante o processo de revelação do filme, usa-se uma solução de tiossulfato de sódio. O íon tiossulfato é um poderoso agente complexante para íons prata, levando, assim, os íons que não foram reduzidos fotoquimicamente a se dissolverem na forma do íon complexo [Ag(S2O3)2]3•. A prata metálica, Ag0, não reage com o tiossulfato, ficando no filme, levando à formação do negativo da imagem. A partir dessas informações e considerando os dados M(AgBr) = 187,8g/mol, M(AgI) = 234,8 g/mol, M[Ag(S2O3)2]3• = 332,1 g/mol e RT/F = 0,06 V, julgue os itens abaixo, sabendo que os produtos de solubilidade do AgBr e do AgI são, respectivamente, 5,3 × 10•13 e 8,3 × 10•17.

A fotorredução é um dos problemas que podem levar a erros de análise quando se usa o método gravimétrico para a determinação de haletos pela precipitação com AgNO3.

  • 09/10/2020 às 02:42h
    0 Votos

    A técnica sugerida pela assertiva é preciptar os ions de prata por meio de sais de haletos, como o AgCl por exemplo. Para que a técnica seja bem conduzida e precisa a prata deve estar na forma de Ag+ para poder reagir com o CL- e preciptar. Caso ocorra a fotorredução a prata Ag+ passa para Ag0, ou seja, seu estado reduzido. No estado reduzido a prata não reage com AgCl, não precipta, sendo então uma fonte de erro para a tecnica de gravimetria. 


     

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis