A compreensão de um tex...

 

A compreensão de um texto pode depender de diversos fatores, como, por exemplo, a compreensão de mundo que o leitor possui e a compreensão que ele tem do contexto em que se insere o que é dito/enunciado. Entre esses fatores estão a coesão e a coerência do próprio texto que se lê. Assim se explica que, em muitos casos, entende-se o sentido de certos textos, ou aspetos centrais de sua mensagem, sem que, por isso, se possa dizer que eles são claros, ou que não são ambígüos. Por exemplo, a hipotética notícia de que "O guarda prendeu o ladrão em casa" pode ser suficientemente compreensível para quem possui um certo conhecimento da situação em pauta, mas, verbalmente, continua sendo imprecisa, oferecendo, em si mesma, possibilidades contraditórias de compreensão.

Em face dessas considerações, leia o seguinte pequeno texto, presente, hoje, em maços de cigarros largamente comercializados:

"Este produto contém mais de 4.700 substâncias tóxicas, e nicotina que causa dependência física ou psíquica. Não existem níveis seguros para consumo destas substâncias.

" Com base em sua análise textual e na correta avaliação da coesão e da coerência do texto em si, indique a alternativa em que se faz uma afirmação INCORRETA, ou seja, que o próprio texto escrito não autoriza. Note que não se trata de seus conhecimentos sobre o tema, nem, muito, menos, de sua opinião, mas de idéias expressas ou não pelo texto em questão.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis