No texto poemático, além do verso, da rima e do número regular ou não de sílabas em cada verso — que são fenômenos bastante característicos e perceptíveis —, podem ocorrer outros fenômenos fonéticos como, especificamente, a sinérese, a diérese, a elisão, a crase e a ectlipse. Recorde-se de que esses cinco fenômenos envolvem a junção (a ditongação de um hiato, ou a fusão de dois ou mais sons pertencentes a duas palavras consecutivas, por exemplo) ou a separação (a dissolução de um ditongo em hiato, por exemplo) de fonemas vocálicos e/ ou semivocálicos. Por essa razão (e em conformidade, por exemplo, com Evanildo Bechara), esses mesmos fenômenos serão chamados conjuntamente, nesta questão, de "junções ou separações entre as vogais e/ ou semivogais". Posto isso, pode-se dizer, CORRETAMENTE, do Texto I, que:
para que se mantenha a regularidade métrica dos versos é necessário que se os leia ora com certas junções, ora com separações entre vogais e/ou semivogais; tais junções e separações são estranhas ao falar comum e, no poema, obedecem apenas à métrica e às exigências da versificação
não é possível considerar que o poema se construa em versos estritamente regulares quanto ao número de sílabas, pois, mesmo que sejam buscadas específicas junções e separações das vogais e das semivogais, os versos não resultam todos isométricos
consoante o grande número de palavras paroxítonas, tanto em português, quanto, por decorrência, no poema, neste ocorrem, naturalmente, versos esdrúxulos
a distribuição das rimas de finais de versos, em cada estrofe, é abaab, e o poeta acolhe rimas toantes (que envolvem apenas as vogais tônicas) e consoantes (que envolvem a totalidade dos fonemas a partir da vogal tônica)
a pontuação (gráfica) serve grandemente à sintaxe, por exemplo, indicando a ordem inversa; os versos são todos heptassilábicos se se levar em conta certas junções e separações entre vogais e/ ou semivogais que, salvo por ajudarem a compor um ritmo regular, são da mesma natureza das que existem na fala comum
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