Atenção: As questões de números 49 e 50 referem-se ao texto abaixo.
No poema “Explicação”, do primeiro livro de poemas de Carlos Drummond de Andrade, bastante influenciado pelos modernistas de 22, lê-se ao final:
Se meu verso não deu certo, foi seu ouvido que entortou.
Eu não disse ao senhor que não sou senão poeta?
Associando esses versos ao excerto crítico de Antonio Candido, seria adequada a seguinte observação: o poeta modernista, provido de nova linguagem e sujeito de novas convicções,
desconsidera de todo a existência do público e proclama o valor incondicional de sua obra.
preocupa-se ainda mais com o público, frente ao qual busca justificar as deficiências de sua arte de versejador.
considera o papel do público, duvidando, no entanto, de que este seja capaz de se afinar pelos critérios da poesia moderna.
ignora o público, pois a nova arte implica uma reelaboração dos princípios clássicos, fora do alcance do leitor comum.
torna-se cúmplice de seu público, passando a respeitá-lo na medida mesma em que se vê respeitado.
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