Na Proposta Curricular do Estado de São Paulo, a perspectiva de ensino apresentada orienta: “trabalha-se, em primeiro lugar, com a construção do conhecimento: conhecimento linguístico, musical, corporal; conhecimento gestual; conhecimento das imagens, do espaço e das formas. Assim, propõe-se uma mudança profunda na maneira como as disciplinas da área devem ser examinadas e ensinadas.” Essa opção metodológica implica
priorizar a diversidade linguística nas práticas de letramento, tendo a variante informal como ponto de partida para a exploração dos fenômenos linguísticos, associando-a a contextos reais de uso, em variados sistemas semióticos.
recontextualizar as práticas de ensino tradicionais, levando para a escola uma visão de linguagem que se fundamenta, sobretudo, na abordagem do sistema linguístico, tendo a norma-padrão como referência de trabalho.
desconsiderar os limites que caracterizam os muitos gêneros textuais que circulam socialmente, inserindo-os no cenário educacional como forma de produção de conhecimento enciclopédico.
substituir uma concepção de ensino baseada no conhecimento enciclopédico e descontextualizado, abrindo-se espaço na escola para a inclusão dos variados sistemas semióticos e suas formas de produção de sentido.
considerar os textos midiáticos como prioritários nas práticas de ensino, uma vez que, atualmente, a produção e a disseminação de conhecimento têm acontecido exclusivamente por meio dos suportes tecnológicos.
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