Marcuschi (2007, p. 42) observa que, “comparando uma carta pessoal em estilo descontraído com uma narrativa oral espontânea, haverá menos diferenças do que entre a narrativa oral e um texto acadêmico escrito”. Com base nessas informações é correto afirmar que a frase
– Todos sabem que a função precípua da educação é garantir o pleno exercício da cidadania. – é um enunciado em estilo descontraído.
– Me liga depois do almoço pra mim te contar as novidades! – é um enunciado possível para uma narrativa oral espontânea.
– Embora hajam restrições à essas teorias, temos certeza que elas são importantes. – é um enunciado gramaticalmente adequado a um texto acadêmico.
– Não me abandone, eu lhe amo de verdade, fico fora de si sem você! – é um enunciado improvável de ocorrer em uma carta de estilo descontraído.
– O professor, durante a apresentação interviu, pois o esclarecimento cabia-o solicitar. – é um enunciado possível e adequado a um texto acadêmico.
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