O texto autoriza concluir que os estudos da linguagem,
se empreendidos no âmbito das teorias do discurso, permitem reunir aspectos das teorias da gramática e do contexto, na medida em que pressupõem, no processo de interpretação de enunciados, a consideração simultânea das formas lingüísticas e das circunstâncias.
na vertente chamada teoria do contexto, consideram o conhecimento das línguas carente de relevância, já que elas não fornecem quaisquer elementos que possam ser tomados como úteis para a ativação dos sentidos dos enunciados.
se orientados para o estudo das formas, apegam-se à idéia de que a significação só emerge quando se tomam, além dos elementos lingüísticos, traços prosódicos que dizem respeito à mais profunda materialidade dos enunciados.
quando realizados em perspectiva adequada às idéias de Possenti, desconsideram a existência de fatos lingüísticos e de fatos contextuais, na medida em que os fenômenos que dizem respeito às línguas não se sujeitam a esses rótulos.
sob a perspectiva da teoria da gramática, assumem que o discurso (“uso concreto de uma língua em uma situação determinada”) só pode ser decifrado com recurso a aspectos como tom e altura de voz, tão significativos quanto outros elementos de produção do sentido.
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