Assinale a opção correta no que se refere a elementos constitutivos de frases, orações e períodos do texto.
Na linha 29, os termos “o governo” e “a oposição” exercem a função de sujeito da oração a que pertencem.
A oração “que precede o seu projeto de reforma administrativa” (l.4-5) e a locução “do seu projeto de reforma administrativa” (l.17-18) esclarecem a significação do termo antecedente “relatório” (l.4 e 17).
No período “Ora, nem a reforma do Sr. Luciano se efetuará, nem a reforma do Sr. Sampaio se realizará” (l.25-26), o emprego do pronome “se”, nas duas ocorrências, é exemplo de repetição de elemento gramatical como recurso de ênfase.
Em suas duas ocorrências, as formas verbais “Registremos” (l.1 e 14) e “Vamos guardá-la” (l.2 e 15), equivalentes no que se refere a tempo verbal, introduzem enunciados que expressam ordem.
O advérbio “Aí” (l.7) reforça a localização espacial dos elementos referidos pelo pronome demonstrativo “esta”, na expressão “esta preciosa declaração” (l.1), e evoca sinal gestual.
Navegue em mais questões
{TITLE}
{CONTENT}