A análise dos relatórios de saída do Sistema de Informaç...

A análise dos relatórios de saída do Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA/SUS) se reveste de suma importância para um melhor conhecimento da rede ambulatorial. Essas análises permitem verificar situações apresentadas pelos ambulatórios, tais como:

  • 24/04/2017 às 07:32h
    1 Votos

    SIA - Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS
    Apresentação
    O SIASUS foi criado em 1992 e implantado a partir de julho de 1994, nas Secretarias Estaduais que estavam substituindo os sistemas GAP e SICAPS para financiar os atendimentos ambulatoriais. Em 1996 foi largamente implantado nas Secretarias Municipais de Saúde ? então chamadas de gestão semiplenas ? pela NOB 96. Encontra-se desde sua criação em plataforma 16 bits, Clipper com DBF. Em 1997 o aplicativo passou a processar além dos tradicionais BPA (Boletim de Produção Ambulatorial) um documento numerado e autorizado chamado Autorização de Procedimento de Alta Complexidade ?APAC?.
    O SIASUS recebe a transcrição de produção nos documentos BPA e APAC, faz consolidação, valida o pagamento contra parâmetros orçamentários estipulados pelo próprio gestor de saúde, antes de aprovar o pagamento ? para isto utiliza-se do sistema FPO. Mensalmente os gestores, além de gerar os valores devidos a sua rede de estabelecimentos, enviam ao DATASUS-RJ, uma base de dados contendo a totalidade dos procedimentos realizados em sua gestão. Também mensalmente o DATASUS ? RJ gera arquivos para tabulação contendo estes atendimentos. Complementando as informações do sistema SIHSUS, fornece ao SAS/DRAC os valores do Teto de Financiamento a serem repassados para os gestores.

    http://datasus.saude.gov.br/sistemas-e-aplicativos/ambulatoriais/sia

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis