O manuseio inadequado de agrotóxicos é um dos principais...

O manuseio inadequado de agrotóxicos é um dos principais responsáveis por acidentes de trabalho no campo. A ação das substâncias químicas no organismo humano pode ser rápida ou demorar anos para se manifestar. O uso de agrotóxicos tem causado diversas vítimas fatais, além de abortos, fetos com má-formação, suicídios, câncer, dermatoses e outras doenças. Segundo a OMS, há 20.000 óbitos/ano em consequência da manipulação, inalação e consumo indireto de pesticidas nos países em desenvolvimento, como o Brasil. Os principais assuntos relativos aos riscos na aplicação de agrotóxicos dizem respeito à falta de orientação sobre o uso de agrotóxicos. São eles:

I. Durante a manipulação de agrotóxicos, preparo de calda ou aplicação dos produtos é obrigatório o uso de equipamento de proteção individual (EPI) recomendado.

II. Não desentupa bicos, mangueiras, válvulas, orifícios com a boca. Verifique o funcionamento do equipamento usando apenas água.

III. Não manipule e não aplique agrotóxicos durante as horas mais quentes do dia ou com ventos fortes.

IV. Não misture duas ou mais formulações para aplicação, salvo estejam devidamente autorizadas pelo órgão competente e pelo receituário receita.

V. Respeite o intervalo de segurança para reentrar em lavouras tratadas, observando as recomendações do rótulo, bula ou folheto explicativo. Caso não existam recomendações, aguardar pelo menos 24 horas de intervalo entre o tratamento da lavoura e a reentrada.

VI. Dê leite ou algum medicamento até a chegada de um profissional de saúde competente como médico ou enfermeiro.

VII. Em caso de contato com os olhos utilize apenas um colírio especifico que deverá ser indicado por um médico (oftalmologista).

VIII. Nunca prepare mais calda do que a quantidade a ser aplicada para não sobrar.

Assinale a alternativa correta:

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis