Um paciente idoso está internado na UTI há mais de 30 dia...

Um paciente idoso está internado na UTI há mais de 30 dias. Está entubado, em ventilação mecânica invasiva e dependente de drogas e sedação. Não há perspectivas de sobrevida. De acordo com esse caso hipotético, o procedimento assegurado no Brasil, por meio do Conselho Federal de Medicina, que orienta a suspensão de medicação para esse paciente, é a

  • 11/02/2017 às 07:34h
    1 Votos

    Ortotanásia significa morte correta, ou seja, a morte pelo seu processo natural. Neste caso o doente já está em processo natural da morte e recebe uma contribuição do médico para que este estado siga seu curso natural. Assim, ao invés de se prolongar artificialmente o processo de morte (distanásia), deixa-se que este se desenvolva naturalmente (ortotanásia). Somente o médico pode realizar a ortotanásia, e ainda não está obrigado a prolongar a vida do paciente contra a vontade deste e muito menos aprazar sua dor.

  • 06/03/2019 às 09:28h
    0 Votos

    A resposta correta é a letra D. Segundo Villas-Bôas (2008), ortotanásia significa boa morte ou morte digna tem sido associada ao conceito de ortotanásia. Etimologicamente, significa morte correta - orto: certo; thanatos: morte. Traduz a morte desejável, na qual não ocorre o prolongamento da vida artificialmente, através de procedimentos que acarretam aumento do sofrimento, o que altera o processo natural do morrer. Na ortotanásia, o indivíduo em estágio terminal é direcionado pelos profissionais envolvidos em seu cuidado para uma morte sem sofrimento, que dispensa a utilização de métodos desproporcionais de prolongamento da vida, tais como ventilação artificial ou outros procedimentos invasivos. A finalidade primordial é não promover o adiamento da morte, sem, entretanto, provocá-la; é evitar a utilização de procedimentos que aviltem a dignidade humana na finitude da vida.


     



    1. a) Eutanásia: prática para abreviar a vida, a fim de aliviar ou evitar sofrimento para os pacientes. O termo supracitado é ilegal no Brasil, porém é aceito em alguns países, como a Holanda e a Bélgica.


     



    1. b) Distanásia: Procedimento muitas vezes praticada no campo da saúde. É conceituada como uma morte difícil ou penosa, usada para indicar o prolongamento do processo da morte, por meio de tratamento que apenas prolonga a vida biológica do paciente, sem qualidade de vida e sem dignidade. Também pode ser chamada de obstinação terapêutica. Enquanto na eutanásia, a preocupação principal é com a qualidade de vida remanescente, na distanásia, a intenção é de se fixar na quantidade de tempo dessa vida e de instalar todos os recursos possíveis para prolongá-la ao máximo.


     



    1. c) Mistanásia (também chamada de eutanásia social) para referência à morte miserável dos excluídos: “Entre as inúmeras vítimas da mistanásia estão os pobres que, por exclusão social e econômica, não têm acesso ao essencial para a sobrevivência, aos cuidados de saúde, levam vida sofrida e morrem prematuramente”


     



    1. d) Ortotanásia significa boa morte ou morte digna tem sido associada ao conceito de ortotanásia. Etimologicamente, significa morte correta. Traduz a morte desejável, na qual não ocorre o prolongamento da vida artificialmente, através de procedimentos que acarretam aumento do sofrimento, o que altera o processo natural do morrer.


     



    1. e) Eutanásia positiva: consiste em provocar a morte por meio de uma intervenção adequada, geralmente pela administração de um fármaco.

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis