Julgue os próximos itens, referentes ao gerenciamento da...
2) TIPO/TIPOLOGIA -> está relacionado à fusão da espécie documental com a função/atividade do documento. Ex: Certidão (espécie) + Nascimento (função dessa certidão) = Certidão de Nascimento (tipo/tipologia)
2.1) Espécie: Entende-se por espécie a configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nele contidas (aspecto formal). A espécie é modelo documental escolhido para se registrar a informação arquivística. Ex: Ata, Decreto, Alvará, Certidão, Declaração, Boletim, Diploma. Ofício, Memorando etc. Pastas de um arquivo classificadas como acordos, convênios, correspondências, relatórios, processos, formulários e guias são exemplos da utilização do método de arquivamento por espécies documentais.
2.2) Função/Atividade: Refere-se à atividade fim (finalidade) a que o documento se destina. Ex.: reunião (ata), médico (atestado), nascimento (certidão).
oficio e memorando são ESPÉCIES de documentos.
TIPO/TIPOLOGIA de documento designa uma espécie + atividade/função a que eles está ligado/desenvolve.
ex: ofício DE JUSTIÇA
alvará DE CONSTRUCAO
ou seja, o primeiro nome, será a ESPÉCIE
ex: alvará, memorando, declaração, boletim.
e o primeiro nome, acompanhado da função, se torna um TIPO de documento
ex: alvara DE CONSTRUÇÃO
boletim ESCOLAR
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