A FIFA permitirá a venda de ingressos na Copa das Confed...

A FIFA permitirá a venda de ingressos na Copa das Confederações, em 2013, pela metade do preço para pessoas acima de 60 anos. Esse é um exemplo de discriminação de preços

  • 04/09/2021 às 09:30h
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    1º Grau





     

    Receita do produtor com e sem discriminação de preço.



    A discriminação de preços de 1° grau (ou perfeita) consiste na venda de cada unidade de produto ao preço máximo que o consumidor está disposto a pagar por essa unidade (o seu preço de reserva).


    Com esse tipo de discriminação, é transacionada a mesma quantidade que em concorrência perfeita (correspondente à igualdade entre preço e custo marginal), mas o excedente do consumidor passa a ser zero.


    Num  com discriminação de preços de 1° grau:



    • a curva da procura coincide com a curva da receita marginal;

    • o monopolista apropria-se de todo o excedente do consumidor;

    • o lucro do monopolista é igual ao excedente econômico total;

    • o volume de produção maximiza o excedente econômico total;

    • a eficiência é máxima, mas a equidade é questionável.


    2º Grau


    A discriminação de preços de 2° grau consiste na venda de cada conjunto (ou lote) de unidades a um preço específico. Assim, o preço depende do número de unidades adquiridas.


    3º Grau


    A discriminação de preços de 3° grau consiste em cobrar preços diferentes a grupos diferentes de consumidores.


    Identificando grupos de consumidores com elasticidades preço da procura diferentes, a empresa procurará cobrar-lhes preços diferentes (preços mais elevados aos consumidores com procura menos elástica).


    O caso mais frequente é o de um monopolista que vende em dois mercados separados. O seu objetivo, como sempre, é o de maximizar o seu lucro.


    Referências





    1.  SEAE. Ministério da Fazenda. Consultado em 21 de dezembro de 2010

    2.  . Academia Econômica. Consultado em 21 de dezembro de 2010

    3.    (PDF). Gil Riella. Consultado em 21 de dezembro de 2010

    4.  Faculdade de Direito  (PDF). Faculdade de Direito da Universidade de Nova Lisboa. Consultado em 21 de dezembro de 2010




    Bibliografia



    • PINDYCK, Robert: RUBINFELD, Daniel. Microeconomia: Determinação de Preços. Editora Prentice Hall, 2006.

    • SILVA, João Correia da. Microeconomia II: Monopólio. Porto, Portugal. Faculdade de Economia da Universidade do Porto, 2009.

    • KRUGMAN, Paul R.; MAURICE, Obstfeld. Economies of Scale, Imperfect Competition and International: International Economics - Theory and Policy. 2003. p. 142.

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