Um rapaz com dezessete anos de idade deu entrada na enfer...

Um rapaz com dezessete anos de idade deu entrada na enfermaria clínica com quadro de dor intensa no quadrante superior direito do abdome, associada a anorexia, náuseas, vômitos frequentes, rash maculopapular difuso, intensamente pruriginoso, e gengivorragia. Sinais vitais mostravam PA = 88 mmHg × 72 mmHg, FC = 94 bpm e SaO2 = 96% em ar ambiente. Ele esteve em observação no pronto-socorro durante cinco dias, com quadro de febre alta, mialgia, cefaleia retroorbitária, astenia e diarreia leve. Para elucidação do caso, foram solicitados, entre outros, os seguintes exames: prova do laço, velocidade de hemossedimentação e ultrassonografia de abdome.

Considerando o diagnóstico clínico mais provável e os possíveis achados nos exames complementares do quadro acima descrito, julgue os itens subsequentes.

O manejo desse paciente deve incluir uma fase inicial de hidratação parenteral vigorosa. O cálculo aproximado do volume de líquidos deve ser de 80 mL/kg/dia, sendo um terço na forma de solução salina e dois terços na forma de solução glicosada.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis