Acerca do regime jurídico, das características e de outro...

Acerca do regime jurídico, das características e de outros temas relacionados à administração indireta, assinale a opção correta.

  • 28/02/2017 às 07:06h
    3 Votos

    Alternativa correta, E

    A- "O controle dos Tribunais de Contas sobre os atos ou contratos da Administração é feito a posteriori (e não prévio), salvo as inspeções e auditorias (controle concomitante), que podem ser realizadas a qualquer tempo."

  • 14/12/2019 às 05:25h
    2 Votos

    B) composição do capital de empresa pública de propriedade da União ... Seu capital é formado unicamente por recursos públicos de pessoa de administração direta ou indireta. Pode ser federal, municipal ou estadual.


    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Empresa_p%C3%BAblica


     


     


    Existe uma distinção entre funcionário público – o que trabalha na administração direta, fundações e autarquias, e empregado públicoaquele que ocupa cargo em empresas públicas e sociedades de economia mista.


     


    C) Estabilidade é garantia estabelecida na Constituição Federal (art. 41), de que o servidor público não perderá o cargo conquistado por meio de concurso, exceto nos casos previstos na própria Constituição (incisos I a III, do mesmo artigo)


    Quem faz concurso para empresas públicas e sociedades de economia mista é chamado de empregado público e ficará submetido ao regime jurídico estabelecido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).


    Fonte: http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2013/10/concurso-regido-pela-clt-da-direito-estabilidade-saiba-mais.html


    D) o Ministro Carlos Velloso pronunciou-se, acompanhando o voto do eminente relator, reiterando posicionamento já defendido em sede doutrinária, no sentido de distinguir empresas públicas e sociedades de economia mista que exploram atividade econômica em sentido estrito daquelas que não exploram a atividade econômica, mas que executam serviços públicos.


    Embora transpareça não considerar a prestação de serviço público como uma espécie do gênero atividade econômica, a orientação seguida pelo eminente Ministro confirma a adoção de um regime jurídico híbrido e está em absoluta consonância com o nosso entendimento que defende tal distinção, no sentido de que os bens da sociedade de economia mista que estejam afetados à prestação de um serviço público devem ser considerados como bens públicos por natureza, insuscetíveis de penhora ou excussão para pagamento de credores. O principal fundamento alegado em defesa da tese é o de que, caso fosse possível a alienação dos bens afetados ao serviço público, invertida estaria a regra da prevalência do interesse público, sobre o particular. Nesse sentido, segue o voto do eminente Ministro Carlos Veloso...


    Fonte: https://jus.com.br/artigos/18021/a-falencia-das-empresas-publicas-e-das-sociedades-de-economia-mista/2

  • 26/05/2018 às 12:16h
    2 Votos

    ECT - Empresa de Correios e Telégrafos... Prestam serviços públicos de forma exclusiva e por isso tem imunidade tributaria e não pode empenhorar seus bens.
    Caso fosse um dos órgãos da ADM indireta com fins lucrativos, não possuiriam imunidade tributaria e poderiam empenhorar seus bens, pois predominam o direito privado.

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis