A respeito das noções de Estado, governo e administração...
Esses três são o elemtentos INDISSOCIÁVEIS do Estado.
Povo - É o componente humano do Estado, ou seja, o conjunto de nacionais ligados por uma noção de identidade: tradição, idioma, crenças, visões do mundo etc.
Território - A base FÍSICA. Essa base vai limitar a atividade jurisdicional do governo e onde vai se estabelecer o POVO.
Governo - É o elemento CONDUTOR do Estado. Consiste aqui a natureza POLÍTICA.
Um povo dentro de um território, sem normas?! Haveria uma total bagunça e a sociedade pereceria. Surge, nesse contexto, o conjunto de normas que vão disciplinar a sociedade, harmonizar os individuos e trazer o equilibrio necessário para a convivência. Dessa forma, segundo as próprias palavras de Jellinek, surgirá o 'poder de mando originário'. O Estado, no desempenho da ativididade administrativa, existe para assegurar a realização do 'bem comum'.
Muitos dos colegas Sonhadores(as) e Guerreiros(as), e futuros servidores públicos estão errando esta questão por conta da imcompletude da palavra ESTADO SOBERANO. Alguns doutrinadores definem muito bem e de forma clara sendo a expressão correta desta forma, entretanto, para a teoria geral de conceito e-ou formação de Estado, pode ser empregado somente o termo Governo, pois o conceito de soberano está integrado em sua gestão.
E como o colega disse: 'Quanto mais conhecimento possui, maior é a chance de errarmos questões como esta, pois olhamos com olhar crítico e observativo, pensando em outros elementos e possibilidades'
Bons estudos a todos.
Povo, território e governo compõem os três elementos constitutivos do conceito de Estado.
CORRETO - Povo é o elemento humano, território é o espaço em que o Estado exerce jurisdição e soberania, e governo é o elemento diretivo, aquele que governa os que estão sob sua jurisdição.
Navegue em mais questões