Para uma criança de 8 anos, com alta atividade de cárie,...

Para uma criança de 8 anos, com alta atividade de cárie, moradora de uma cidade que contém 0,2 ppm de F na água, a conduta mais indicada para uma terapia com flúor é:

  • 04/09/2019 às 12:38h
    1 Votos

    Segundo o Guia recomendações para o uso de Fluoretos no Brasil, confeccionado pelo ministério da saúde:


    Para os bochechos são recomendados: Solução concentrada, normalmente de fluoreto de sódio, para ser bochechada diária (NaF a 0,05%), semanal ou quinzenalmente (NaF a 0,2%).


    Enfatiza que os bochechos diários de NaF a 0,05%, em combinação com dentifrícios fluoretados, são recomendados para indivíduos de alto risco de cárie. 


    Sobre Flúor-Gel: Gel de flúor-fosfato acidulado - O tempo de aplicação de 4 minutos e as recomendações de não beber água ou comer por até 30 minutos após a aplicação têm sido seguidos, embora não haja evidência da sua relevância anticárie. Como método populacional, recomenda-se aplicação semestral ou quadrimestral (PINTO, 2001). Podem ser usados em moldeiras ou através de escovação sem necessidade de profilaxia prévia.  


    Com relação à suplementação de flúor na infância: 


    De acordo com as “Recomendações sobre uso de produtos fluorados no âmbito do SUS/SP em função do risco de cárie dentária”, elaboradas por grupo de trabalho da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo (SÃO PAULO, 2000), a prescrição de medicamentos fluoretados no período pré-natal não traz nenhum benefício que justifique sua indicação e o pós-natal tem indicação muito limitada. Essa conclusão é compartilhada internacionalmente. 


    Alguns médicos prescrevem sua utilização em doses empíricas e variadas. Finalmente, faltam estudos clínicos controlados justificando sua indicação nos dias atuais quando se dispõe de outros métodos de utilização de flúor.

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis