Assinale a opção correta....

Assinale a opção correta.

  • 16/01/2017 às 11:41h
    0 Votos

    Segue comentários do professor do Estratégia, Gilmar Possati:

    a. Errado. É justamente o contrário.

    b. Errado. O erro da assertiva está na omissão do termo ?recebimento?. Corrigindo, temos:
    Segundo o Princípio Contábil da Competência, as despesas e receitas devem ser contabilizadas como tais, no momento de sua ocorrência, independentemente do recebimento ou pagamento.

    c. Certo. O Princípio da Prudência pressupõe o emprego de certo grau de precaução no exercício dos julgamentos necessários às estimativas em certas condições de incerteza, no sentido de que ativos e receitas não sejam superestimados e que passivos e despesas não sejam subestimados, atribuindo maior confiabilidade ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais. Nesse sentido, a assertiva está de acordo com o que preceitua o princípio da Prudência.

    d. Errado. O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento. O exposto na alternativa refere-se ao regime de caixa.

    e. Errado. É justamente o inverso. O Princípio da Prudência determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.
    Quanto à alternativa C, entendo perfeitamente seu raciocínio. Ocorre que quando for resolver questões sobre "princípios" não é o caso de fazer interpretações extensivas... leve em consideração apenas a Resolução 750/93 e atualizações. Entendo que o mais correto seria ter usado a expressão "prováveis" no lugar de "possíveis", justamente pelo que você observou (CPC 25).

    Quanto a questão incompleta x errada ou certo, creio que isso se aplica mais para o CESPE, em que o incompleto não é errado. Para questões de múltipla escolha, pode até acontecer, mas é a exceção (aí entra aquele jargão de que devemos "marcar a mais correta/incorreta").

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis