O Método das Partidas Dobradas, ou Método Veneziano, desc...

O Método das Partidas Dobradas, ou Método Veneziano, descrito pela primeira vez por Luca Pacioli em 1494 é o sistema padrão usado em empesas e outras organizações para registrar transações financeiras. Sobre o Método, analise os itens a seguir:

I- Parte do pressuposto de que a condição financeira e os resultados das operações de uma empresa ou organização são melhores representadas por diversas variáveis, chamadas contas.

II- Cada transação financeira é registrada na forma de entradas em uma conta, na qual o total de débitos deve ser igual ao total de créditos.

III- Vê-se que a partida dobrada representa um registro patrimonial ou de resultado do período, que representa “algo que vai, simultaneamente a outro que vem”, portanto, são lançamentos de débito e crédito, ou de haver e dever de igual valor.

IV- Como o patrimônio da entidade (Ativo) pertence às pessoas físicas (dos próprios donos ou de terceiros), representados pelos Patrimônios Líquido e Passivo, respectivamente, os Ativos passam a ser devedores para com estes proprietários, que são os credores desse patrimônio.

Analisado os itens acima, é CORRETO afirmar que:

  • 06/07/2021 às 02:53h
    0 Votos

    O método das partidas dobradas determina que para cada lançamento a débito em uma conta deve haver um lançamento corresponde a crédito em outra conta. Ou seja, não pode haver um valor credor sem um valor devedor correspondente.


    O nome partidas dobradas refere-se justamente a esta operação: para registrar um fato contábil, precisa registrar duas vezes: débito em uma conta e crédito em outra. ( Existem outras formas de lançamento, uma conta a débito e várias a crédito, várias contas a débito e uma a crédito… Enfim, o importante é que o valor final dos lançamentos a débito e a credito sejam correspondentes).


    O crédito sempre será origem e o débito sempre será aplicação. O que acontece é que os registros feitos no extrato e os registros contábeis são opostos . Veja:


     


    Suponhamos que novamente você precisa pagar o seu fornecedor:


     


    Registro contábil: O valor sairá da sua conta ou seja: vai creditar (origem) da sua conta e debitar (aplicação) na conta do fornecedor.


     


    Registro bancário: O valor sairá da sua conta ou seja: vai debitar da sua conta e creditar na conta do fornecedor.


     


     

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis